*PREFEITO DEL SOARES E SECRETÁRIA THAÍNA CARNEIRO VISITAM UPA 24H E CONHECEM INTEGRAÇÃO DO POSSO AJUDAR COM A OUVIDORIA*

_Estratégia vinculada ao Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU garante acolhimento imediato e canal direto de escuta ao cidadão em toda a unidade em Simões Filho_
O Prefeito *Del Soares* e a *Secretária Municipal de Saúde, Thaína Carneiro*, estiveram na UPA 24H de Simões Filho nesta terça-feira, 02/06, e conferiram pessoalmente a atuação da estratégia *Posso Ajudar*, vinculada ao Serviço de Atendimento ao Usuário – SAU. A unidade é *administrada pelo Instituto de Soluções Estratégicas em Gestão – ISEG*, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde.
Durante a visita, acompanharam o trabalho do profissional Posso Ajudar. *Integrado ao SAU, o colaborador atua em toda a unidade, cobrindo todos os setores, incluindo os pacientes em observação*. É responsável pelo primeiro acolhimento ao usuário do SUS, identifica casos de risco para acionamento imediato da assistência, organiza o fluxo, reduz conflitos e *agrega também a Ouvidoria da UPA*. *A integração do Posso Ajudar com a Ouvidoria garante que os usuários sejam providos de atenção desde o primeiro momento*, com escuta qualificada e registro imediato das demandas em qualquer setor.
O *Posso Ajudar faz parte do SAU*, que já está ativo na UPA 24H e no SAMU de Simões Filho. Como parte do processo de implantação e aprimoramento contínuo, o ISEG realizou o treinamento “Fluxos de Atendimento e Protocolos Integrados” em 31/03/2025, com continuidade nos dias 18 e 19/05/2025.
*Para a gestão ISEG*, o projeto impacta em três indicadores: *1. Redução do tempo porta-acolhimento; 2. Diminuição de denúncias por falha na informação, com resolução via Ouvidoria integrada; 3. Alívio da sobrecarga das equipes de enfermagem e recepção*.
“A integração do Posso Ajudar com a Ouvidoria garante que os usuários sejam providos de atenção desde o primeiro momento em toda a unidade. É um avanço na humanização do atendimento que otimiza fluxos e qualifica a escuta”, *avalia o Instituto de Soluções Estratégicas em Gestão – ISEG, pensamento compartilhado pela Gestão Municipal*.
A UPA 24H e o SAMU de Simões Filho são administrados pelo ISEG, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, integrando a rede pública de urgência e emergência do município.
Ascom Prefeitura de Simões Filho


